segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reflita

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando algum macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.

Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.

A primeira coisa que o macaco novato fez foi subir a escada, de onde foi rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.

Um terceiro macaco foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
"Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...”.

Também retirei do livro "A Vida por Linhas Certas". Não

8 COMENTÁRIOS☺Faça o seu!:

chrisproxy disse...

a q doido velho, axo q esse teste foi feito com humanos, nao com macacos, mas eles puseram pra disfarsar pq nos somos assim!!!

Padawan disse...

eu usei essa "prática", experiências com macacos, no meu 1º período, nas aulas de sociologia para explicar O Tabu de Sigmund Freud... XD

Allison French ! disse...

pois é , sempre foi assim e é mais cômodo continuar não é ?

Douglas Ibanez disse...

eu já li isso uma vez e como diss e aAllison ai em cima, é sempre mais fácil continuar cômodo néé?

Abraço!

PS: desculpe a ausência

Douglas Ibanez disse...

Doki!!!
Preciso de sua ajuda rapaz!
Me ajuda a escolher a árvore de natal lá do Blog?
Tem um monte de opção, é só votar, por favor?

Abraço!

Stephanie Pereira disse...

eu tbm ja li isso algumas vez... mas a moral sempre pega ne...

CelasVic†oria disse...

Eu já li isso, num livro de filosofia que não me lembro no nome/odeio!

Juni Resende disse...

behaviorismo! verás isso na faculdade... bem vindo!

Postar um comentário

Oi...pois é, eu divagando por essas encrzuilhadas imaginarias, um dia acho meu caminho. Enquanto isso, me de sua opinião xD *está parecendo jogo de tabuleiro*