terça-feira, 20 de abril de 2010

Redescobrindo os contos

Novamente minha curiosidade me levou a mais uma descoberta. Sabado acabei tendo um tempinho livre perto de uam biblioteca.Claro que não perdi a chance e comecei a andar entre as estantes em busca de algo que nme eu sabia que era, mas a maioria dos livros ali eram didaticos, mas achei uma National Geography que falava sobre os Irmãos Grimm. Feito!  Eu estava servido e finalmente minha opinião sobre os contos de fadas mudou um pouco.
Sempre curti mundos de fantasia , tanto que minha paixão por jogos de rpg e animes vem daí. Mas os contos dos Irmãos Grimm são conhecidos desde nossa infância, e da infância de nossos pais e avós...Embora  as versões conhecidas estejam muito censuradas, devido a temas mais maduros do que estamos acostumados.
Faz sentido, pois quando os Irmãos Grimm partiram pela Alemanha o objetivo era proteger os contos e lendas do povo, matendo a tradição que estava sendo ameaçada pelas invasões de Napoleão.A maioria das historias tratavam de incesto , morte e tinham uma violência gigante, inadequada para as crianças. Então os proprios irmãos resolveram fazer uma adaptação infantil. Transformaram pais incestuosos em demonios, mães más em madastras, algusn personagens deixam de morrer, a violencia foi reduzida drasticamente e finais forma alterados e o final "Hapilly ever after" felizes para sempre ficou marcado para toda a eternidade.
É interessante perceber como as versões tem algo em comum para as crianças: a moral. Obedeçam aos pais, sigam as regras, sejam corajosas, honestas e bondosas.
Mas é disso que as lendas e historias tratam não é? Uma lição, aprendizado, não dá para fugir muito disso.
Agora vou  procurar pelos contos originais, e voltar na biblioteca para o ler o resto da materia... boa sorte  para mim.
Até mais pessoal ^^

6 COMENTÁRIOS☺Faça o seu!:

Douglas Ibanez disse...

Doki!!
Se eu te contar que eu tenho o livro Contos dos Irmãos Grimm aqui em casa você acredita? E que eu o li também, você acredita? Pois é, eu li e acho simplesmente perfeito também. Fantasia é o meu estilo literário favorito. Não sei se você chegou a ler alguns contos.. mas tem alguns bastante tensos, como as irmãs da Cinderela que arracam um dedo e o calcanhar do pé a sangue frio, com uma faca, para caberem dentro do sapato de cristal. O__O

Já viu o filme? É tãooo legal.. veja, vc vai gostar.

Abraçoo!

Deise Lima disse...

Ainnn! o filme é mesmo muito bom. Eu já assisti tem um bom tempinho e deu até vontade de ver de novo\0/
bjss=*

Jessica .-. disse...

u.u aah,a disney sempre corta a parte legal,no caso da cinderella XD

Raise your drink disse...

Clássico Irmãos Grimm.
Muito bom o Post
Parabéns pelo Blog :*

Stephanie Pereira disse...

Orras, até eu aprendi agora *-*
vou procurar por este livro! -D

Deise Lima disse...

tem selinho pra vc no meu blog=*

Postar um comentário

Oi...pois é, eu divagando por essas encrzuilhadas imaginarias, um dia acho meu caminho. Enquanto isso, me de sua opinião xD *está parecendo jogo de tabuleiro*